quinta-feira, 10 de julho de 2008

Sobre a água e o copo.


Um dos testes mais utilizados para 'saber' se uma pessoa é pessimista ou otimista, consiste em fazer a tal pessoa observar um copo, ou a foto de um copo, com um tanto de água, e depois responder a seguinte pergunta: "Para você esse copo está meio cheio ou meio vazio?" . Se a pessoa responde meio cheio, ela tem uma visão otimista das coisas; já se ela responde meio vazio, sua visão é pessimista.

O que vou mostrar, ou tentar mostrar, a seguir, é como esse teste não tem lógica quando se pensa um pouco utilizando a lógica.

O copo nunca está ou estará meio vazio, ou parcialmente vazio, o copo sempre está ou estará cheio, meio cheio ou pouco cheio, porque na natureza do copo ele é vazio, então se você colocar qualquer coisa no copo, de 1g a 1 litro, você o estará enchendo, e esse é o propósito do copo, sua razão de existir; o copo é um objeto vazio que foi inventado, feito, para ser preenchido, cheio, não importando a quantidade e nem com o que ele está cheio: água, leite, cerveja, areia, farinha, etc..

Sendo assim, logicamente se conclue, considerando a natureza vazia do copo, que o teste não tem fundamento, já que a pergunta só tem uma resposta: ele está meio cheio, não podendo assim servir de critério para avaliar se uma pessoa é pessimista ou otimista.